A diretora do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Piauí, Luciana Machado, informou ao Cidadeverde.com que os proprietários que tenham terras em unidades de conservação podem vender a área.
Nesses casos, a diretora reforça que existem critérios que levam em conta a nova Lei Ambiental e a compensação de Reserva Legal.
Hoje, o blog Cidade Sustentável divulgou que área do Parque Serra das Confusões está sendo vendida em site na internet.
“O proprietário pode vender a área, porém em forma de compensação, o comprador doa para União e recebe uma indenização. Essa área não pode ser usada para desmatamento e plantio. A pessoa compra, mas ela não tem o direito de usar de nenhuma forma”, declarou Luciana Machado.
Outro procedimento que é necessário é comunicar ao Ibama e ao ICMBio sobre a venda das terras.
Luciana Machado disse ainda que não há nenhuma informação sobre a venda de terrenos no Parque Serra das Confusões e se houver alguma irregularidade a Policia Federal deverá investigar.
Vendas
A TV Cidade Verde entrou em contato com um corretor local, identificado como Lucas Teixeira, que esclareceu a situação da forma das venda dos terrenos.
“A área anunciada não é de parque, não se pode mexer em uma árvore sequer em área de preservação. As terras que estão sendo vendidas são de uma área que o dono está repassando para quem quiser receber indenização governamental”, informou.
Segundo ele, as áreas ainda não foram adquiridas pela União e, dessa forma, não indenizadas. O comprador pode receber esse valor, mas não mexer nas terras. Segundo ele, as acusações são “absurdas”.
“Estão dizendo coisas absurdas, que estou vendendo área de parque, de compensação ambiental. Eu estou dentro da lei, nunca fiz nada de errado e as vendas também são legais”, declarou.
Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira nike air max nike air max